Semana do Voluntariado – Projeto: “Acompanhante” (Hospital Geral do Grajaú)

No dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, nós, do Geral na Saúde, conversamos com voluntários do HGG sobre o trabalho que desenvolvem no hospital, perguntamos o que lhes motivou a fazer o trabalho voluntário. Confira o depoimento da voluntária do projeto “Acompanhante.”

Eunice Maria de Oliveira

“Um dia eu fui à missa e o padre, que também frequentava o hospital, comunicou que o hospital estava precisando de voluntários.

A princípio eu comecei com a visita religiosa, mas com a mudança de gestão inseriram outros projetos. A visita religiosa também era muito importante, pois conversamos com a pessoa, que muitas vezes não recebe nenhuma visita. Depois de um tempo eu passei a fazer parte do projeto “Acompanhante”, que eu gosto muito também, pois, às vezes, algumas mães chegam aqui e a criança precisa ficar internada, muitas delas não têm marido ou alguém para ficar com a criança, enquanto ela vai para casa buscar uma roupa, fazer alguma coisa. Nós ficamos com as crianças nesses momentos. É muito importante, porque somos pessoas em quem as mães confiam, pois é o próprio hospital que oferece este serviço.

Para nós, voluntárias, é muito bom, pois é um tempo que damos para o outro, mas recebemos muito mais em troca. Essa sensação que vivemos ao virmos prestar este serviço é boa demais, é melhor para nós do que para a própria mãe, é uma recompensa que não tem preço, pois a gente sai muito bem! É até bíblico isso: “É dando que se recebe.”, eu sou uma mulher muito abençoada!

Antes de entrar aqui eu já tinha a necessidade de trabalhar para ajudar minhas filhas, porque eu sonhava em ver minha filha na faculdade. O meu dinheiro não era só para as minhas coisas, era também para as despesas de casa. Dentro de mim sempre existiu essa vontade de fazer isso, de estar à disposição dos outros, não pelo dinheiro, mas simplesmente para ajudar. Eu até tentei entrar na Pastoral da Saúde da paróquia, mas não era muito minha cara, aqui eu gosto muito mais, porque aqui eu venho dependendo da necessidade do hospital,  não tem um dia certo, quando o hospital precisa de mim eles me ligam e se eu puder eu venho.”

(Eunice Maria de Oliveira )

Gostaríamos de parabenizar os Voluntários do HGG pelo lindo trabalho que desenvolvem com tanto amor e dedicação. Feliz dia do Voluntariado!