Projetos água e Cata som – CJ CEPE

Olá, Geral na Saúde!

Somos do CJ CEPE – Centro Ecumênico de Publicações e Estudos Frei Tito de Alencar Lima –  estamos localizados na região de Santa Terezinha, em São Paulo. Trabalhamos com formação cidadã e cursos profissionalizantes certificados pelo SENAI. Ao todos somos 120 adolescentes com faixa etária entre 15 anos e 17 anos e 11 meses.

Atualmente estamos trabalhando com cartografia, tivemos a ideia de fazer projetos sobre a falta de água na região. Os educadores sugeriram criarmos projetos para a conscientização da importância da água e como todos poderiam colaborar nesse sentido. As turmas 1, 2 e 3 foram divididas em grupos e cada grupo tinha como objetivo montar um projeto com suas ideias, ao final uma delas seria vencedora.

De grandes ideias a simples soluções, todos os projetos resultaram em economia, criatividade, e reaproveitamento de água, deixando bem claro a importância da água em nosso planeta.

Veja abaixo as imagens dos projetos participantes e do ganhador.

Participantes  IMG-20150408-WA0007 - CopiaGanhador

IMG-20150408-WA0009 (1)

Faça sua parte, Economize!

 

PROJETO CATA SOM

No início de 2015, nós recebemos a visita de um jovem professor de percussão, Júlio, que nos propôs um projeto: construir instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.

Ao dar início ao projeto, apresentamos os instrumentos aos jovens. Eles gostaram muito, porém percebemos que não tínhamos material suficiente para fazer um instrumento para cada jovem. O que fazer? Uma jovem do curso sugeriu que fossemos para as ruas buscar esses materiais para que todos pudessem ter os seus instrumentos, surgiu até um nome para o projeto: Cata som.

Começamos nossa caminhada em busca dos materiais, que no futuro serviriam de instrumentos para tocarmos e nos divertirmos muito. Fomos caminhar pelo bairro em um dia de feira livre, encontramos muitos materiais que serão úteis para nosso trabalho. Alguns jovens também trouxeram material de casa.

Os trabalhos estão apenas no início, porém a atitude de transformar situações adversas em atitudes positivas está fortalecendo o grupo, que percebe que juntos podemos fazer muito mais.

 

cata2
cata