Cuide de sua higiene bucal!

Por Lorena Cristina da Silva Costa, Espro Belo Horizonte

O problema com a higiene bucal é muito comum. Nós jovens estamos cada vez mais preocupados com a aparência, mas muitos se esquecem do fundamental, uma eficaz higiene bucal.

Uma boa higiene bucal é uma das maneiras mais importantes para ter dentes e gengivas saudáveis. Os  dentes e gengivas saudáveis contribuem para ter uma boa aparência, um bom hálito e uma boa saúde.  Os dentes são ferramentas para uma boa mastigação e ingestão correta de alimentos, além de proporcionarem bem estar.

O correto é após cada refeição realizar a escovação dos dentes, devido às bactérias e vírus contidos nos alimentos. Utilizar o fio dental para retirar os resíduos alimentares e marcar consultas anuais ao dentista para acompanhamento, limpeza, aplicação de flúor e identificação de possíveis problemas como caries, tártaros e gengivites.

É sempre bom ter uma boa alimentação,  comer verduras, leite, arroz,  feijão,  peixe – esses alimentos também fazem bem à saúde dos dentes. Fique atento aos alimentos que podem prejudicar por conter açúcar e amido de milho, como balas, chicletes, sorvetes e refrigerantes. Além de estes alimentos fazerem mal à saúde, eles fazem com que as bactérias que estão em nossa boca produzam  ácidos que atuam diretamente no esmalte dos dentes, provocando a cárie. A cárie é resultado de bactérias que se alimentam dos restos de alimentos não removemos corretamente dos dentes. Ela cárie provoca mau hálito, e é muito comum a pessoa sentir dor.

A boca é um órgão importante, sendo o primeiro do aparelho digestivo, é a porta de entrada para diversas doenças. Uma boca sem condições de higiene prejudica tanto a saúde como a qualidade de vida. Qualquer machucado na gengiva ou até mesmo a carie são  facilitadores para a entrada de bactérias no organismo, podendo entrar na corrente sanguínea, causando outras doenças como enfisemas pulmonares, pneumonia e doenças cardíacas.

Hoje, devido às questões sociais e econômicas, o governo oferece consultas odontológicas gratuitas na rede pública de saúde, por isso, não dê bobeira, marque logo uma consulta e faça sua prevenção com o dentista, cuide de saúde bucal de sua aparência e evite problemas futuros.

Saiba mais:

Mantenha seu sorriso fazendo a higiene bucal corretamente (Ministério da Saúde)

Você tem direito à saúde bucal! (Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde)