Como fazer uma boa foto?

Por: Julieth Dias, Énois

LUZ

Existem alguns segredinhos para uma boa fotografia. Um deles é a iluminação. Das câmeras mais sofisticadas às mais simples, ou mesmo as de celular, todas dependem muito de uma boa iluminação para garantir a qualidade da foto. Dê preferência a fotos externas, feitas com a luz do dia. Caso queira fotografar um objeto em ambiente interno, tente garantir que o local esteja bem iluminado.

Dica: Em ambientes com lâmpadas fluorescentes, as imagens ficarão com cores frias, mais azuladas. Já as lâmpadas incandescentes (comuns) deixam as imagens quentes e amareladas. Para ajudar, você pode usar uma luminária apontada para o objeto da fotografia com a lâmpada forrada com um papel vegetal ou tecido branco. Além de mais uma fonte de iluminação, a luz branca vai garantir um melhor equilíbrio de cor.

CONTRALUZ

Não esqueça que a fotografia é o complemento de uma informação, logo, é interessante que ela seja informativa, que possamos olhar e saber do que se trata. Por isso, tem que ter muito cuidado ao fotografar contraluz, ou mesmo diante de uma luz muito próxima, e sem nenhum filtro.

contra_luz

Diga aí: essa pessoa na foto está de frente ou de costas?

luz_direta

Luz direta sem filtro: Se você não quer que seu personagem saia sem rosto numa foto de frente, use um papel vegetal ou tecido branco como difusor na frente da luz.

ENQUADRAMENTO

Agora que você já definiu o objeto a ser fotografado, preparou o ambiente, arrumou a iluminação, é hora de pensar (e muito bem pensado!) no enquadramento da sua foto.

Cuidado com excesso de teto ou de chão. E até mesmo o excesso de informação, como fotografar muito o fundo, ou deixar o objeto centralizado na página e sem evidência.

foto

Quando for fotografar prédios, limite-se ao prédio. É interessante sim pegar um detalhe natural, como uma árvore ou pôr-do-sol (cuidado com o contraluz), mas se isso estiver no mesmo quadro que o prédio, e não precisar fotografar a vizinhança.

 

Muito fundo, Objeto cortado.
Muito fundo, Objeto cortado.

 

Essa é maldade. Logo a cabeça!
Essa é maldade. Logo a cabeça!

 

Tome cuidado com fotos tremidas.
Tome cuidado com fotos tremidas.

 

Boa foto se quer mostrar apenas o personagem.
Boa foto se quer mostrar apenas o personagem.
Boa foto para mostrar personagem e ambiente.
Boa foto para mostrar personagem e ambiente.