Balão dos Sonhos – CJ Afago

Já dizia Miguel de Cervantes no seu clássico Dom Quixote de La Mancha : “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha junto é o começo da realidade”, mas, ultimamente, sonhar junto tem sido muito complexo, um grande quebra cabeças para montar e agradar a todos.

Pensando nisso, o grupo de jovens do Centro Para Juventude AFAGO-SP pesquisou o que era viver em comunidade e sociedade. Observando que se tratava de uma cultura comum e um modo de vida, era preciso estar consciente do fato de que compartilhavam certa unidade e que deveriam atuar coletivamente em busca de um objetivo ou de uma meta.

Nesta obra pensou-se em trabalhar com algo que fosse do complexo à simplificação, onde se representasse as variadas formas de diversidades compostas em nossa comunidade, com os mais diversos problemas, gostos e sonhos, e que muitas vezes afetam uma verdadeira comunhão social. No entanto, se buscássemos prioridades que atendessem, em parte, cada uma das pessoas que vivem aqui, se pode aos poucos, organizadamente, realizar todos os nossos sonhos.

O balão de sonho vetor, utilizado em quadrinhos, é a nuvenzinha sobre as cabeças dos personagens que trazem seus sonhos ou pensamentos (sonhar acordado), e assim o grupo imaginou utilizá-lo como forma de simplificação. As cores representam os diversos sonhos que se encaixam formando um único sonho. As pessoas representam as diversidades da comunidade.

Jovens CJ Afago durante as atividades Balão dos Sonhos