Saúde mental, o que é?

No decorrer de nosso cotidiano, sofremos desgastes decorrentes das rotinas no trabalho, em casa, na escola etc. E isso afeta não apenas nosso físico, mas também a mente.

A mente é um conjunto de ideias e convicções que alterna de pessoa para pessoa, como a concepção, o intelecto, a capacidade de raciocínio, de aprendizagem, percepção etc. variando também de idade para idade.

Para o corpo estar bem, nossa mente também precisa estar bem, pois corpo e mente são dois fatores onde um depende do outro para progredir ou até mesmo regredir. De fato, as alterações mentais como o stress, a depressão, o medo, a ansiedade, a raiva etc. desencadeiam diversas alterações no organismo, como a úlcera, a gastrite, distúrbios físicos e psicológicos, em alguns casos levando a morte ou até mesmo ao suicídio.

Para evitar esses transtornos, é sempre bom fazer algo que proporcionará uma mente saudável como mudanças no seu ser, ter uma boa noite de sono, uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, um bom convívio social, praticar meditação, fazer algo diferente em sua rotina etc.

Fontes:

Definição de Saúde Mental (Secretaria da Saúde – Estado do Paraná)

 

Turma 4634 ESPRO – Formação para o Mundo do Trabalho

Autores do texto:

TATIANE GOULART SANTOS

FABIANA LOURENCO RODRIGUES

KELLY CRISTINA BATISTA DOS SANTOS

EMANUELLE SILVA FIUZA

SABRINA DA COSTA SILVA

LORRAINE ESTEFANE FERREIRA DE LIMA

GEISIELLE BEATRIZ SILVA MARTINS

MARINA BOREL LOPES