O que é o câncer de mama?

A campanha do Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama, chegou aqui no Geral na Saúde através da correspondente Gabrielly Duarte, mas rola no mundo inteiro. A intenção é alertar e estimular a detecção precoce do câncer de mama.

Afinal, o que é o Câncer de mama e como preveni-lo?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células mamárias, o que produz um tumor maligno. Esse tipo de câncer tem grandes chances de cura se descoberto no início.

Alguns exames permitem descobrir essa doença logo no início, sendo o mais simples deles o autoexame das mamas. Este método deve ser feito pela própria mulher, uma vez por mês, depois da menstruação.

Aprenda a fazer o autoexame e reconhecer seus sintomas clicando neste folheto do Ministério da Saúde.

É bom estar sempre atenta!

Neste vídeo do Instituto Nacional do Câncer as principais perguntas sobre o câncer de mama são respondidas de forma bem simples.

 

E as mulheres com histórico de câncer de mama na família?

Parte delas tem herança genética e, por isso, é importante que procurem o médico para avaliar seu risco de desenvolver a doença.  Se sua mãe, irmã ou filha teve câncer de mama ou de ovário antes dos 50 anos, a partir dos 35 anos você deve realizar o chamado Exame Clínico das Mamas com um médico ou enfermeira e fazer a mamografia uma vez por ano. Você pode obter informações detalhadas neste folheto do Ministério da Saúde.

O exame Clínico das mamas funciona?

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer),  e com o site do Ministério da Saúde, quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, este exame pode detectar tumores de até 1cm que forem superficiais, e por isso ele também é importante para detectar a doença num estágio inicial.

Também tem a mamografia 

A mamografia é um exame de raio X da mama que também permite identificar um possível câncer. Ela consegue revelar lesões em fase inicial, às vezes muito pequenas, medindo apenas alguns milímetros.

Imagem da campanha de estímulo à mamografia do Conselho Nacional de Saúde
Imagem da campanha de estímulo à mamografia do Conselho Nacional de Saúde

A mamografia é feita num aparelho de raio X especial, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de modo a fornecer melhores imagens e, assim, um melhor diagnóstico. O exame não é confortável, mas é suportável e é muito importante que seja feito regularmente.

Links:

Aprenda aqui a fazer o autoexame das mamas

Folheto do Ministério da Saúde sobre câncer de mama

Detecção precoce do câncer de mama

E quem ainda não viu o post sobre o Outubro Rosa, da correspondente Gabrielly Duarte, é só clicar aqui!