Como posso ajudar minha amiga que esconde a gravidez?!

“Como posso ajudar minha amiga que omite a gravidez? Ela tem medo de assumir que está gravida, porém seu quadro clinico dá todos os indícios de uma gravidez.
Como posso ajuda-lá?!

Ela tem 17 anos, não sabe quem é o pai.”

(Pergunta de uma correspondente do Geral na Saúde.)

A situação relatada por esta correspondente infelizmente é comum. As adolescentes que engravidam sentem muita vergonha e procuram esconder a gravidez de sua família e amigos, e se expõem assim a situações de risco para si e para o bebê. Por isso, é muito importante conversar com sua amiga com delicadeza e respeito.

1. A primeira coisa é você mostrar que está ali para apoiá-la e ajudá-la a se cuidar.

2. Oriente-a e a estimule a ir para a Unidade Básica de Saúde do bairro, confirmar a gravidez e falar com um profissional de saúde para ter o máximo de informações sobre a gravidez e providências que precisa tomar, cuidados na gravidez e no parto. Ela precisa dar início ao acompanhamento pré-natal o quanto antes, porque a gravidez na adolescência é uma gravidez de risco para a mãe. No próprio pré-natal ela vai verificar se não tem HIV, já que não sabe quem é o pai e se expôs a riscos de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

3. Ela deve procurar alguém da família em quem confie, por exemplo, a mãe ou uma mulher mais velha da família, para contar o que está acontecendo, e pedir apoio a esta pessoa com quem tem uma relação afetiva. Junto a essa outra pessoa e a uma amiga como você, mesmo que ela enfrente resistência e conflito, a gravidez será uma experiência de muito aprendizado.

Depois nos conte como está sendo a acolhida da gravidez. O mais importante é ela não deixar de estudar, pois isto terá um grande impacto na vida de sua amiga e do bebê.

Saiba mais:

Pré-natal garante a saúde da mãe e do bebê (Brasil.gov)

Desafio do Geral na Saúde: Escola X Bebê (Geral na Saúde)

Gravidez na adolescência (Geral na Saúde)