A hidroginástica e os seus benefícios à saúde

A hidroginástica e os seus benefícios à saúde

Nada de ficar em casa reclamando de dores e se limitando a nimesulida, a prática de atividade física é essencial para o bem-estar e até mesmo para a boa condição da musculatura. A hidroginástica é um exemplo de uma atividade física completa, proporcionando uma série de benefícios a saúde como o fortalecimento dos músculos, uma maior flexibilidade, resistência e equilíbrio corporal. Uma fez que sua prática é executada na água, limita a incidência de lesões e diminui o impacto sobre as articulações.

Ao contrário do que muitos pensam, a hidroginástica não é indicada apenas as pessoas mais velhas, podendo beneficiar todas as faixas etárias. É uma escolha eficiente para quem deseja iniciar uma vida ativa, sem sentir muito esforço e mal-estar durante a prática. Saiba mais sobre as demais vantagens da hidroginástica:

Melhor mobilidade para o cotidiano de idosos

A terceira idade traz consigo uma segue de debilidades, como a massa muscular reduzida e fragilidade óssea. A hidroginástica por sua vez melhora a vida do idoso nesses aspectos, atuando também na melhora da circulação sanguínea pela pressão da água. Os movimentos realizados nessa modalidade atuam no relaxamento do corpo, em sua flexibilidade, força, coordenação motora e condicionamento cardiorrespiratório.

A prática com música e em grupo, além de oferecerem uma maior motivação nas aulas oferecem benefícios ao psicológico, uma vez que o relacionamento com demais pessoas, a socialização em diferentes formas combate ao estresse e doenças como a depressão e a ansiedade.

Ação contra inchaços e no controle de peso de mulheres grávidas

A vida ativa é essencial para o controle do peso de gestantes e na regulagem da pressão arterial. Entretanto, o peso da barriga possui a tendência de pressionar a coluna vertebral e as articulações durante a gravidez. A hidroginástica atua no alívio desse impacto, uma vez que é realizada na água. Além disso, a pressão hidrostática auxilia a circulação e diminui a quantidade de líquidos concentrados nos membros inferiores, suavizando inchaços advindos do período de gestação.

Diminuição da hipertensão

A hidroginástica em relação a redução de hipertensão, é consideravelmente mais eficiente do que as atividades físicas realizadas em solo. A prática de exercícios físicos realizada em solo diminui a hipertensão cerca de 4 e 5 mmHg (medida da pressão), já a hidroginástica, quando realizada em piscina aquecida reduz cerca de 20 mmHg. A justificativa para esse efeito é os vasos sanguíneos que são dilatados pelo calor da água da piscina e melhor circulação proporcionada pela pressão hidrostática.

Refrescamento e exercício físico

Mesmo que a prática da hidroginástica seja de baixo impacto, os exercícios continuam requerendo certo esforço para serem realizados. Existem ainda certos equipamentos que otimizam a resistência da água, fazendo com que os praticantes utilizem maior força nos movimentos.

Em dias de calor intenso, a colaboração de aulas de maior intensidade e os circuitos de água são relevantes. Esses fatores fazem com que haja maior gasto de calorias e o aumento da capacidade cardiorrespiratória e do tônus muscular, indo muito além da refrescância.

Contraindicações e indicações

Doenças cardiopulmonares e renais, a epilepsia e radioterapia, são motivações que fazem que a hidroginástica seja contraindicada. Ademais, é importante se ter os exames de rotina em dia, já que em caso de demais complicações, o médico pode não recomendar que haja a prática. Em decorrência de certas infecções na pele, frequentar as aulas de hidroginástica também é contraindicado, evitando o possível contágio dos colegas.

A hidroginástica é a atividade física mais recomendada para a terceira idade, devido a diminuição dos impactos das articulações e as frequentes dores e danos nas articulações nessa fase da vida. A prática da hidroginástica grupal também beneficia a pessoa idosa, uma vez que a socialização faz com que o ambiente fique mais leve e confortável. A prática para a população mais jovem possui uma maior intensidade, que é regida pelo profissional de educação física responsável.

Logo, a hidroginástica é uma atividade física capaz de trazer benefícios para você em qualquer fase de sua vida. Caso não tenha um bom relacionamento com a água, não deixe de ter uma vida ativa, procure a prática de atividade física que mais te agrada e que mais colabora para que você alcance os seus objetivos no tempo almejado. Se a sua escolha final for a hidroginástica, tenha o cuidado de escolher o local em que o tratamento de água e o controle da temperatura da piscina seja melhor abordado.

Recommended Posts